Festival já tem mais de 250 inscritos

20/06/2017 às 09h12

Mais de 250 artistas de todo o Brasil se inscreveram para o Canta Mariana – Festival da Canção, que será realizado na cidade de Mariana (MG), entre 19 e 23 de julho, na Praça Minas Gerais. O Festival tem como objetivo reconhecer e premiar as melhores canções inéditas, além de incentivar o gosto pela Música Popular Brasileira.

Para o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, o evento tem desdobramentos que vão além do estímulo à produção musical. “O Festival da Canção vai revelar novos talentos, e esperamos que ele incentive compositores a mostrarem seus trabalhos. Mas, além disso, tem um ganho que é para toda a comunidade ao trazer de volta a tradição dos festivais musicais e todo o sentimento e movimentação que existe em torno deste tipo de evento”, disse.

Segundo o secretário de Cultura, Turismo e Patrimônio de Mariana, Efraim Rocha, o evento será um estímulo para a cultura e também para a economia aquecendo o turismo local, por ser um evento de abrangência nacional. “É o que pretendemos. Queremos mostrar a nossa Primaz das Gerais para todo o Brasil como cidade que valoriza os talentos que têm”, afirmou.

PRÊMIOS - Até 20 músicas autorais e inéditas de artistas ou grupos, sendo no mínimo cinco de compositores comprovadamente residentes no município mineiro serão selecionadas para serem apresentadas ao vivo nos dias do Festival. O primeiro lugar receberá R$ 12 mil; o segundo lugar, R$ 8 mil e o terceiro lugar, R$ 5 mil. Na categoria Melhor Intérprete e Prêmio da Casa, o prêmio é de R$ 2,5 mil. Além disso, haverá Menção Honrosa do 4º ao 10º lugar e certificado de participação para as músicas classificadas. Além da premiação, todas as 20 músicas classificadas terão direito a um Prêmio Incentivo para auxiliar no custeio de deslocamento, alimentação e outras necessidades.

JURADOS - O produtor musical Carlos Eduardo Miranda está entre os jurados do festival. Experiente nessa função, Miranda já atuou como jurado em vários programas de calouros do SBT, tais como “Ídolos”, “Astros” e “Qual é o Seu Talento?”. Ele é o responsável pelo lançamento de nomes como Raimundos, Skank, O Rappa, Lobão, e outros.

Barral Lima, produtor musical e engenheiro de som, trabalhou em mais de 100 projetos fonográficos dentre eles Lô Borges, Milton Nascimento, Samuel Rosa, Fernanda Takai, Markú Ribas, Tianastácia, Nelson Ângelo, e vários outros e também assume o posto de jurado. Formado em música, Barral foi membro da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

Outro jurado é professor convidado do MBA de Bens Culturais da Fundação Getúlio Vargas e da Fundação Dom Cabral, Erick Krulikowski. Graduado em Música pela Universidade de São Paulo, ele desenvolveu projetos na área como o Sebrae Minas - Programa de Soluções Estratégicas para o Segmento da Música, uma capacitação em gestão para carreiras independentes na área da música.

SHOWS - Além dos novos talentos que se consagrarão no Festival da Canção, a Praça Minas Gerais será palco para grandes nomes como a banda Tianastácia e o músico João Bosco. Os shows serão gratuitos e acontecerão durante os dias do evento.

19 de julho (quarta-feira):

22h - Show com Maurinho Nastácia (integrante da banda Tianastácia)

20 de julho (quinta-feira):

20h - Primeira Semifinal com apresentação de 10 canções pré-selecionadas, sendo 05 canções ao final selecionadas para a final.

22h - Show com a Banda Falcatrua

21 de julho (sexta-feira):

20h - Segunda Semifinal com apresentação de 10 canções pré-selecionadas, sendo 05 canções ao final selecionadas para a final;

22h - Show com Adrianna (Backing Vocal do Jota Quest)

22 de julho (sábado):

19h - Show com Tânia Azzi

20h - Final do Festival com a apresentação das 10 músicas finalistas e conhecimento ao final das canções vencedoras em 1º; 2º e 3º Lugares.

22h - Show com Tianastácia

23 de julho (domingo):

19h - Show com a Banda Vencedora do Festival

20h - Show com Felipe de Oliveira

22h - Show de Encerramento com João Bosco

Canta Mariana - 1º Festival da Canção

Datas: de 19 a 23 de julho de 2017

Local: Praça Minas Gerais, Mariana (MG).